Aparelhos de rádio antigos fazem parte de exposição em Shopping

(17/04) Mostra pode ser visitada gratuitamente em Blumenau, no Vale do Itajaí

 

Por muito tempo foram o principal meio para se informar, até a chegada da televisão nos anos 1950. Foram de grande importância nos lares brasileiros, que levava informação aos locais mais inóspitos, longe das grandes cidades. 

Quem viveu a era de ouro do rádio – entre os anos 1930 e 1940 – conheceu os rádios valvulados. Esses tipos de rádio são uma das paixões do aposentado Dalcio Antônio Moretti, que mantém em casa um acervo considerável de antiguidades, dentre elas os rádios, que ele resolveu expôr até o dia 23 de abril no Neumarkt Shopping de Blumenau, no pavimento superior, próximo às lojas Capodarte e Les Lis Blanc.

Dalcio Antônio Moretti não só coleciona rádios, como também gramofones, vitrolas e relógios de paredes, que ele calcula em mais de 3.000 peças. A coleção foi iniciada quando ainda menino e hoje, com 76 anos e morador da cidade de Indaial, tem todas essas antiguidades espalhadas em dois cômodos da casa, que chama de museu particular e o batizou de "Acervo de Antiguidades e Artesanato Giuseppe Moretti". O "museu" não é aberto ao público em geral, somente para conhecidos.

Quem quiser ver 10, dos quase 40 exemplares que possui, pode ir na exposição do Neumarkt. “Eu tenho um carinho especial pelos rádios. Alguns modelos têm cerca de 100 anos”, se orgulha o colecionador, que garante que a maioria deles ainda funciona. “É só dar uma batinha para válvula acender”, conta Moretti.

Serviço
O quê: Exposição "Rádio Vintage"
Quando: Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 23 de abril
Onde: Neumarkt Shopping, no pavimento superior, próximo à Capodarte
Quanto: Evento gratuito

Fonte: