Força do Rádio: 46% dos anunciantes são exclusivos do meio

(23/02) Estudo da Kantar Ibope Media revela ainda que o meio alcança 91% dos moradores da grande Florianópolis, que passam 4 horas sintonizados por dia

O Kantar Ibope Media divulgou nesta semana a 3ª edição do projeto Book de Rádio com informações importantes sobre o meio.  O estudo realizado em 13 regiões metropolitanas onde a audiência é aferida revela, por exemplo, que na grande Florianópolis o rádio alcança 91% dos moradores – acima da média nacional que é de 86% – que passam 4horas sintonizados, em média, por dia.

Além do consumo do rádio e do seu perfil demográfico, a Kantar IBOPE Media apresenta, pela primeira vez, a audiência comportamental do meio com insights sobre os hábitos, preferências, opiniões e consumo dos seus ouvintes.

Perfil:

-  52% Mulheres

- 48% Homens

Classe social:

- 48% são da classe C

- 36%  das classes A e B

 - 16% das classes D e E

Esse levantamento qualitativo ainda não é realizado na grande Florianópolis, mas em outras regiões do país ele revela que 80% dos ouvintes de rádio em São Paulo acreditam que é muito importante estar bem informado. No Rio de Janeiro, 64% sempre procuram os melhores preços ao comprar equipamentos eletrônicos. Já em Recife, 85% dos ouvintes gostam de produtos que facilitem o dia a dia.

Mercado Publicitário

A pesquisa reforça o posicionamento do rádio como importante meio de comunicação na estratégia de Marketing de empresas e do mercado publicitário. O levantamento aponta, por exemplo, que 46% dos anunciantes do rádio só anunciam nesse meio de comunicação, prova de eficiência do rádio em garantir o retorno esperado pelo cliente.

- 4,5 milhões de inserções publicitárias entre janeiro e novembro de 2016.

- 271 categorias de produtos registraram investimento publicitário no período.

- 9.850 diferentes anunciantes veiculando spots.

- 46% são anunciantes exclusivos do meio Rádio.

“O TGR Rádio, que cruza os dados de aferição regular do meio e do estudo single source Target Group Index, permite que anunciantes e agências estruturem suas campanhas de rádio de forma mais personalizada e efetiva”, explica Dora Câmara, diretora comercial Brasil da Kantar IBOPE Media.

Acesse o site para baixar o Book de Rádio 2017.

Fonte: ACAERT com informações de Tudo Rádio